Prelúdio de Renan Ribeiro de Araújo
Narrando reminiscências de sua atuação como candidato a Senador, pelo PT, em 1994, no texto que publica nesta segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016, o ex-deputado, líder operário-camponês Floriano Bezerra de Araújo, nos diverte com verdades que remetem a uma luta político-eleitoral extremamente desigual, feita com ações de afirmação da soberania do povo, de onde emana o poder, segundo diz na Constituição. Vejam:
MACAU
Era começo da campanha eleitoral de 1994, Fernando Mineiro, agendou Macau, e logo fizemos a cidade do sal, à noite, no cimo de um caminhão postado na Praça da Conceição, na frente da casa paroquial, cabina e oradores estavam para a praça.
– Fernando Mineiro saudou o auditório na melhor forma do seu estilo e disse de suas metas básicas para Governar o Estado, caso fosse eleito nas Urnas da Eleição, lembrando o extraordinário potencial de riquezas que orna a cidade e município salineiro. Agradeceu a presença da população que lhe ouvia, tanto assim que lhe fosse confiado o voto no pleito eleitoral.
– No momento chegou um cantor dos Cabral de Assú, deu canja de três canções, que muito alegraram o povo presente.
– Então, peguei o microfone e, como um dos candidatos do PT ao Senado da República, objetivei o que poderia fazer pelo RN, tanto pelos interesses internos e externos do País, desde que conquistasse o mandato para a Alta Câmara do Congresso Nacional. Aí, levantei a voz para dizer a todos que me ouviam, e à população da minha gratidão pelo voto que me dedicasse nas Urnas à vista.
– Em seguida, meu filho Renan Ribeiro de Araújo, falou ao povo pedindo- lhe o voto para Deputado Estadual, e disse a Macau o que poderia fazer com o mandato popular na Assembleia Legislativa, dando, então, por encerrado o comício, cujo povo foi bastante participativo.
– Aconteceu a Eleição, Urnas apuradas, ficou constatado, que a cidadania que não vendeu o voto lutou forte pela boa causa postulada.
– Em verdade, nosso sonho nunca foi pequeno.
ALTO DO RODRIGUES
– Certa noite num roteiro da Campanha no Vale do Açu, como incerta, estivemos pelas 22 horas, eu, Fernando Mineiro, e o odontólogo Gutenberg Costa, do PT local, hoje saudade, e meu filho Renan Ribeiro de Araújo, na praça central da cidade, levando as nossas candidaturas, Fernando Mineiro para Governo do Estado, eu para o Senado da República, e Renan para Deputado Estadual.
– Fizemos o nosso trabalho em respeito à população laboriosa construtora fecunda da riqueza na cidade e quadrantes municipais. Assim, porque as liberdades civis pelo campo político ambientado eram restritas, negadas, às manifestações adversárias, ações emanadas do feudo partidário que ali reinava fazia tempo.
– Mentalidade sobrevivente dos antigos coronéis de fazendas.
(Na foto, o candidato a Senador Floriano Bezerra de Araújo discursa em recepção à Caravana da Cidadania, em Macau, no ano de 1994)