Nísia Floresta

Prelúdio de Renan Ribeiro de Araújo

A antiga Papari, hoje Nísia Floresta, é um município privilegiado com lindas paisagens, e 27 paradisíacas lagoas, além de contar com a Praia de Barra de Tabatinga, com seus pelo menos 300 dias de sol ao ano, e a cotidiana visita dos golfinhos. Localiza-se na microrregião de Macaíba, Mesorregião do Leste Potiguar e Polo Costa das Dunas. Sua economia gira em torno das atividades agropecuárias tradicionais, ultimamente também da carcinicultura (fazendas de camarão), e do turismo. No seu Caderno de Memórias desta segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016, o ex-deputado, líder operário-camponês Floriano Bezerra de Araújo, revisita sua estada em Nísia Floresta, como candidato ao Senado da República Federativa do Brasil. Vejam:

NÍSIA FLORESTA

Numa boca de noite sem luar, Fernando Mineiro e eu saímos de Natal para Nísia Floresta, onde faríamos um comício eleitoral então agendado com o líder local, Professor Francisco Cordeiro, companheiro militante do PT, cuja legenda ainda se radicava na cidade berço da culta e valente feminista Nísia Floresta Brasileira Augusta de nome civil: Dionísia Gonçalves Pinto (12/10/1810-24/04/1885), mulher de qualidades excepcionais que tanto elevou o nome do Brasil nas cortes europeias no Séc. XVIII.

Já perto da cidade o nosso carro patinou várias vezes em terrenos, salinos, ou varzeados, posto que nas trevas da noite os faróis do carro só divisavam o espaço muito em cima em distância. Finalmente, entramos na cidade em começo de chuva intermitente; saltamos, assim, na porta do Prof. Cordeiro, com jantar posto na mesa, à moda da casa, esperando a gente com os familiares.

Aí, jantamos todos. Na chuva, alguém chamava dizendo que a concentração arrefecia com o toró, trovão e até relâmpago, ameaçadores fenômenos da natureza.

No comício, num discurso bem objetivo, Fernando Mineiro disse das linhas básicas que implementaria no Governo do Estado, caso fosse eleito nas urnas da eleição. Agradeceu ao auditório ali presente e alhures de Nísia Floresta.

Fernando Mineiro me passou o microfone envolto em material que a gente falava sem perigo de corrente elétrica e, como candidato ao Senado da República, falei no meu estilo comum, dizendo a Nísia Floresta, do que eu poderia fazer na representação dos potiguares naquela casa do Congresso Nacional.

Esbocei minha gratidão à estoica e generosa população, que suportou os rigores temporais que todos ali vivíamos há mais de duas horas. Um grande abraço a todos! Gritei forte. A custo, entramos no carro com o Prof. Cordeiro, que deixamos com recomendações à Família.

Tocamos de volta para Natal. O nosso padecer pelo caminho não foi pequeno, considerando a marcha lenta e derrapadas do carro nos terrenos até bem perto da BR. Daí até Natal tudo correu bem. Ah, tudo efemérides do carrossel da vida!

(Na foto, Isaac Ribeiro, Flávio de Macau, Floriano Bezerra de Araújo, Renan Ribeiro de Araújo, Jeferson Andrade da Silva e Mozart Albuquerque Neto em evento petista no ano de 2002)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.