Prelúdio de Renan Ribeiro de Araújo
Nem sempre na história brasileira a atuação parlamentar esteve tão em baixa no conceito da população, principalmente como acontece nesta quadra que vivemos. Mas a práxis política do ex-deputado, líder operário-camponês Floriano Bezerra de Araújo, prova que ao contrário, um político pode muito bem cair no agrado e confiança das grandes massas, para tanto basta ser coerente, honesto, leal, ter história limpa, serviços prestados e focar os interesses sociais para todos os lados, buscando soluções. Foram essas virtudes que Floriano agregou à campanha petista em 1994. Vejam o relato de Floriano que hoje transcrevo, extraído do seu Caderno de Memórias:
MINHA CAMPANHA PRA SENADOR
(Parte XI)
A paisagem de Guamaré lembra Macau, e sempre é grande minha satisfação quando a visito. Na campanha de 1994, não foi diferente.
Cedo da manhã estávamos em visita ao Polo Industrial da Petrobras; de transformação e produção do gás de cozinha para o mercado, etc. Na hora estava comandado pelo macauense, engenheiro Wellington Paiva, o qual nos recebeu de braços abertos e muita gentileza, além da paciência franciscana. Deu-nos uma aula do que gerava e produzia aquele empreendimento autárquico para o mercado consumidor.
Visita encerrada, mãos apertadas, bons augúrios de parte a parte, saímos, entramos no carro da campanha, e tocamos de retirada via Salina da Cruz, destino cidade de Guamaré, centro de movimentação de embarque e desembarque do trabalho em alto mar, tanto de pescadores para o labor do seu ganha-pão, tanto de máquinas e complementos operacionais.
Na Salina da Cruz, passamos um olhar em toda a obra do Centro Paroquial, realização do espírito de visão larga, construtivo do Padre Antonio Murilo de Paiva. Na cidade fomos visitar os Brito, Miranda, França, o Sr. Artur Teixeira, vermelho como o açafrão, lábios rachados pelo sol nos paredões do seu rico viveiro de peixe. Visitamos os familiares do armador de pesca artesanal, Sr. Moacir Pereira, e o STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), Rua Pereira da Silva, n.º 4; e também a líder político-religiosa, Sr.ª Lucília Tibúrcio Siqueira.
Então, fomos almoçar no famoso restaurante da cidade, obra do operoso amigo Japhffet Miranda. Depois do almoço, demos um olhar nos rios Aratuá, Miassaba e Piassaba. Nosso trabalho estava feito. Fernando Mineiro Candidato a Governador, enquanto eu disputava o Senado Federal.
Nos cafus da tarde, regressamos a Natal, cuja viagem foi boa e tranquila, embora estivéssemos bastante exaustos das lutas do dia.
Também não posso, nessa quadra histórica em que aos 88 anos revisito nossas ações cívico-eleitorais disputando mandatos institucionais pelo Partido dos Trabalhadores, esquecer nossa passagem por Bento Fernandes.
Quase 10 horas chegamos a Bento Fernandes, terra dos Fernandes, também do criador Floriano Barbosa Miranda. Eu e Fernando Mineiro fomos lá aonde lavravam a terra, todos petistas, que nos demonstraram o esforça que faziam para prover suas famílias. Voltamos juntos para suas casas, onde havia almoço à camponesa no limite, prevendo a nossa visita.
Na hora da refeição, dissemo-lhes detalhes da nossa missão ali. Fernando Mineiro deixou claro que uma vez eleito daria dimensão de grandeza ao Rio Grande do Norte, em desenvolvimento, rigor nas contas públicas, olho indormido no combate à corrupção, etc.
Minhas considerações foram em cima de minha pauta de ações em favor do nosso Brasil, tanto nas políticas externas quanto na modificação desse modelo econômico em voga durante tantos anos, cujo esgotamento dá na vista de todo o povo.
À cidadania presente e suas famílias, apresentamos nossa gratidão, abraços e votos de felicidade. Entramos no carro e rumamos para Poço Branco, terra linda de impressionar.
(Na foto, Floriano Bezerra de Araújo com seus filhos Rosenberg Ribeiro (Bego) e Salusa Ribeiro, prestigiando Aldemir Lemos no lançamento do DVD deste pela ONG Direitos Humanos Net)